Auditório da Madalena
Auditório da Madalena
Refere-se a presente memória descritiva ao projeto de edificação projeto de edificação de um Auditório. O projeto apresenta um programa com várias valências, onde se pretende construir um espaço que sirva para eventos performativos ou relacionados com o ensino da música e outras artes. Cumulativamente será previsto que o edifício tenha uma lotação ligeiramente superior a 300 pessoas em plateia sentada, mais uma área destinado as pessoas com deficiência.
O edifício projetado aproveita a proximidade com o Orfeão da Madalena e estabelece uma relação volumétrica e funcional com o edifício. Prevê-se que, no futuro, os dois edifícios possam ser complementares e nesse sentido, cria-se a ligação ao nível baixo, onde estão localizados os camarins e os acessos ao palco. A implantação do edifício prevê que a entrada de utentes seja feita pela Rua Orfeão da Madalena, aproveitando-se a cota de referência para, a partir daí desenhar o programa funcional. Pretende-se que o programa funcional seja distribuído em dois pisos, promovendo a simplicidade e facilidade no acesso aos diferentes espaços. Os espaços serão organizados com as áreas de apoio ao palco e administrativas no piso inferior e no piso ao nível da rua o acesso principal com a recepção, área de exposição e plateia.
O terreno onde se insere o Equipamento apresenta uma diferença de cotas de 5 metros entre o ponto entre de entrada na Rua Orfeão da madalena e o ponto mais afastado do terreno. Assim, aproveita-se o declive natural do terreno para implantar um volume que agarra o terreno ao nível mais baixo, com as áreas técnicas e no nível da rua o piso de acesso ao auditório. O edifício tem como referência a escala da malha urbana existente, mais concretamente do edifício contíguo, concretizando-se a ideia de estabelecer uma relação próxima com o Orfeão da Madalena Volumétrica e funcionalmente.
Vila Nova de Gaia
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
2020-...
Em projeto
Arquitetura; Engenharia